eucontinuonerd.blogspot.com
eucontinuonerd.blogspot.com › DC

on segunda-feira, 4 de junho de 2018

Origem do Superman


Autor: Justin Klaus



Não temos como negar a grandiosidade deste personagem, um ícone admirado e sempre nas páginas, telinha, telonas, camisas, bonés e tantas outras formas de ser representada, sendo seus prediletos ou não, hoje este Filho do Morcego é obrigado a admitir: SUPREMAN É UM DOS MAIORES HEROIS DE TODOS OS TEMPOS, agora vou falar uma pouco sobre ele e seus criadores.

A Caminhada rumo ao sucesso

Pensem comigo em 1930 dois jovens se encontram na Glenville High School, de Cleveland, onde ambos estudavam, leitores vorazes das antigas revistas pulps, cheios de entusiasmos com o material que tinha acesso e sonhando em um dia estar entre os maiores, trabalhavam no jornal da escola com uma paródia de Tarzan de nome Goober The Mighty, ali já demonstravam seu talento e ótimas ideias.

Joe Shuster e Jerry Siengel publicaram nos idos de 1932 cinco números do Fanzine Science Fiction: The Advance Guardo f Future Civilization sendo distribuído em outubro, uma inovação para a época , com um humilde mimeógrafo Jerry era o editor e Joe editor de arte. Usavam os correios para enviar (sim o correio funciona lá), no terceiro número surgiu o esboço do que se tornaria o nosso querido Escoteiro, The Reign of The Sperman, onde o personagem é um homem pobre que adquiri poderes incríveis de manipulação metal, que utiliza para ajudar a si mesmo... Sim nosso amado Kal-El não era tão altruísta no inicio, o mais engraçado é que o personagem era careca e muito inteligente lembrando um vilão que conhecemos bem hoje.

A Chegada aos HQs

Com o fim do Fanzine Jerry e Joe viram os pulps repletos de seres fantásticos com Tarzan (que todos conhecemos), Buck Rogers (Explorador Espacial), Dick Tracy (Agente Secreto) e Capitão Cesar (uma HQ de humor). Assim os jovens entraram na mercado de HQs e começaram a fazer parte da imaginação coletiva dos jovens de sua época, amenizando as dores da Grande Depressão.

Em 1933 eles começaram a relançar histórias que já haviam sido lançadas nos jornais, porém alguns personagens novos também surgiram neste tempo, tomados pelo entusiasmo juvenil eles levaram seu trabalho para à Consolidated Book Publishers, de Chicago em uma primeira tentativa de fazer dos HQs o que vemos hoje, era algo bem parecido com o que temos hoje, história completa com capa e tudo mais, se chamava The Superman, mas não tiveram sorte, a revista nem sequer foi lançada por que a editora desistiu de trabalhar neste seguimento, Joe tomado pela raiva queimou a revista, hoje só existe uma capa bem chamuscada .

Com este revés a dupla passou a trabalhar com outras coisas, mas não se esqueceram de seu grande sonho, mais ou menos um ano depois Jerry surgi com a ideia de colocar o personagem em uma tira diária que ofereceriam ao Syndicates, Joe ao saber disso começou a criar conteúdo para fazerem isso, muito material de boa qualidade para publicar.
Depois disso passaram a enviar para todas as editoras seu trabalho, mas receberam apenas recusas, em 1936 a Dell Comics também rejeitou o personagem, assim como a Tip Top Comics, eles alegaram que o personagem não era maduro para ser publicado, no final desde mesmo ano M.C. Gaines que já tinha rejeitado a Azulão para a Dell Comics, resolve dar uma titulo para o Superman na Editora National.

Superman e sua primeira aventura

Em julho de 1938 lá estavam eles com uma nova revista da Editora muito conhecida a Detective Comics, com o titulo de Action Comics o Superman é lançado, com uma capa que continha Kal esmagando um carro com uma pedra enquanto os bandidos se afastavam, assim Clark Kent começa sua caminhada para o sucesso, atingindo os leitores com a força maior que te uma locomotiva (referências baby), a revista faz com que os fãs busquem cada vez mais o titulo, chegando a mais de 500.000 exemplares em pouco mais de dez meses, um nome que só tinha a crescer com o tempo.