Alan Max

on quarta-feira, 27 de junho de 2018

O SUPERMAN DAS TELAS



Salve, salve, grandes amigos do mundo nerd, tudo bem? Bem, mais uma vez fugindo à regra, meus chefes me tiraram da parte de cultura japonesa do blog para fazer uma horinha extra aqui na parte de cinema. Vou acabar tendo que fazer uma greve igual a dos caminhoneiros por desvio de função reivindicando melhores condições de trabalho (rsrsrsrsrsrsr).

Bem gente, deixando um pouquinho de lado a zoeira, é claro que falar de um ícone como Superman é algo sem dúvida muito gratificante, afinal não é todo dia que um herói completa 80 anos e em plena longevidade. Eu poderia me autodeclarar como parte  da segunda geração fã do homem de aço, de forma que curti um pouco os quadrinhos mas também tive a oportunidade de acompanhar as séries e os filmes sobre ele. Interessante como a perspectiva sobre o personagem é bastante futurista, considerando a época em que fora criado, no final dos anos 30.

Mas falar de Superman também é falar de infância com toalha amarrada nas costas, afinal quem nunca fez isso que atire a primeira pedra (rsrsrsrsrsr). Falar de Superman é abordar um pouco o lado fantasioso da infância de um herói que já esteve nas telonas do cinema, mas também muito nos divertiu nas séries da TV aberta (década de final de 80, 90 e 2000). E é sob essa perspectiva do herói além-quadrinhos que eu quero começar nossa matéria.

PRIMEIRAS SÉRIES – RÁDIO
Ao contrário do que alguns podem pensar Superman não saiu dos quadrinhos direto para as telinhas. Antes disso já havia sido criada uma série com o nome “As aventuras do Superman”, exclusiva para o rádio. Teve sua estreia na rádio Nova Iorquina WOR-AM em 12 de fevereiro de 1940, depois passou para a rádio MUTUAL em 31 de agosto de 1942. As séries continuaram até 1950 e por último na rádio ABC em 1951. A série rendeu um total de 2088 episódios, com veiculação apenas na América.

ESTREIA NA TV
Algo interessante a ser destacado é o fato da primeira série de TV sobre o nosso herói haver estreado num período em que ainda rolavam as séries de rádio. No ano de 1948, a primeira série com o nome apenas de Superman daria início à saga do nosso herói na TV, num total de 15 capítulos, estreada pelo ator Kirk Alyn. Alyn começou sua carreira artística na transição do final da década de 30 para a de 40. Foi cantor, dançarino, mas só estreou realmente como ator em 1940. Porém, mesmo tendo atuado em outros papéis, até hoje o seu papel de maior destaque foi interpretando o homem de aço nas telas.

NO CINEMA
As séries de TV sobre nosso herói continuaram entre as décadas de 50 e 60, mas nas telonas do cinema só estrearia no final dos anos 70. As ideias e discussões sobre roteiro e produção para um filme do Homem de aço começaram em 1974, após Alexander Salkind ter conseguido os direitos de distribuição do personagem. Numa parceria com o filho, Ilya Salkind e outro produtor, o francês Pierre Spengler, após algumas discussões de roteiro, idas e vindas sobre produção (tira casaco, bota casaco... rsrsrsrsrsr), o filme só estreou em 1978, com direção de Richard Donner. O longa-metragem foi batizado de Superman - O filme, sendo estrelado pelo imorta lChristopher Reeve, até hoje considerado o ator mais emblemático a ter interpretado o personagem.

A franquia com Reeve no papel de Superman ainda renderia mais três filmes: Superman II – A aventura continua (1980), Superman III (1983) eSuperman IV – Em busca da paz (1986). Os dois últimos desta lista sofreram, à época, bastante crítica nos quesitos roteiro, enredo e efeitos especiais. Algumas tentativas de justificar a produção considerada inferior às duas primeiras indicavam mudança de diretor e baixo orçamento. Mesmo assim, os dois filmes ficaram tão marcados negativamente que o filme que deu continuidade à franquia, no ano de 2006, intitulada Superman – O retorno (com Brandon Routh protagonizando o herói) foi desenvolvida a partir do segundo filme, inclusive com cenas e até frases que faziam alusão ao longa de 1980. Posso destacar, por exemplo, a famosa cena em que Lois está em sua varanda de casa e Superman aparece, surpreendendo-a, e entre uma conversa e outras surge a entrevista para o jornal Planeta Diário. Assim como o célebre diálogo entre Lois e Superman, na última cena dos dois filmes:
- Eu ainda te vejo por aí? (Lois)
- Eu estou sempre por aí (Superman)
Não necessariamente em consequência disso, mas também como um fato a ser considerado, após a média repercussão e baixa bilheteria do filme protagonizado por Brandon, em 2006, a franquia viveu um hiato de sete anos até a Warner se aventurar a lançar novamente algo sobre o homem de aço. Porém, desta vez o foco não estaria somente no herói Kryptoniano (na verdade só o primeiro filme de uma sequência de três, falaria exclusivamente de Kalel e sua vida) Em 2013 foi lançado no Brasil o filme O Homem de aço, desta vez com Henry Cavill como protagonista, também com uma abordagem um pouco mais direcionada aos “bastidores” do herói. A história relataria aspectos do que então poderíamos chamar de “o início de tudo”: chegada do personagem à Terra, objetivo de seus pais biológicos em mandá-lo ao nosso planeta, infância do herói, descoberta dos poderes, luta de seus pais adotivos (e até um pouco dele mesmo) para manter seus poderes em segredo, bastidores e história de Krypton (revelados no primeiro filme de 1978, mas contados com mais detalhes nesse de 2013), entre outros aspectos. Após uma excelente recuperação em números de exibição e cifras de bilheteria (Na época o filme alcançou mais de 500 milhões de dólares em arrecadação e só perdeu para o segundo filme da trilogia Homem de Ferro, naquele ano) a Warner continuou investindo em filmes sobre o Superman, porém agora com o objetivo de mesclar com outros personagens da DC. Foi então com essa pegada que foram lançados Batman X Superman – A origem da Justiça, em 2016 e A liga da Justiça, em 2017. Este último dando continuidade ao filme anterior, onde os enredos descrevem as histórias em continuação de morte e ressurreição do Homem de aço.

ATORES QUE INTERPRETARAM O HERÓI
No total, desde a primeira aparição do personagem em live action, mesclando entre séries de TV, cinema e até musicais, onze personagens vestiram a roupa de homem de aço. Foram eles:

1- Kirk Alyn (1948) – Foi o primeiro a interpretar o personagem. O ator até então desenvolvia uma carreira modesta na década de 40 e sua vida artística só teria dado um salto maior após a interpretação de Superman. Na época a série rendeu 15 capítulos e a principal rival, vilã da série era a Mulher Aranha (não da Marvel).

2- George Reeves (1951) – Ganhou destaque por dois fatores principais: além de possuir uma aparência que lembrava um pouco o personagem dos quadrinhos (queixo avantajado, perfil do cabelo), não só pelo ator, mas a própria série em si, obteve bom destaque por ter surgido no período pós- Segunda Guerra Mundial. A série que se chamou As aventuras do Superman perdurou até 1958, num total de 104 episódios, e o ator ainda faria um filme chamado Superman contra os homens toupeira. Curiosamente, o ator morreria um ano após as séries de TV, em 1959.

3- Bob Holiday (1966) – Não atuou em nenhuma série de TV, mas ficou ligeiramente famoso por ter interpretado o homem de aço num musical da Broadway, no ano de 1966. Ao todo foram 140 performances com o ator no papel de Superman. Atualmente com quase 90 anos, Holiday ocupa o posto de ator mais velho a ter interpretado o personagem. Um verdadeiro contraste em relação aos seus antecessores.

4- Christopher Reeve (1978) – Até hoje o mais lembrado por ter interpretado o personagem. Considerado pela maioria dos críticos por sua interpretação descrita como impecável, tanto como Superman, quanto como Clark Kent em pelo menos dois dos quatro filmes que estrelou, Reeve abriu as porteiras do cinema para o homem de aço no final da década de 80. Infelizmente no ano de 1995, o ator ficou tetraplégico, por conta de um acidente a cavalo, e também por isso se tornou um grande ativista nas pesquisas com células-tronco. Morreu em 2005, aos 52 anos, entrando também para a lista dos atores que faleceram após terem interpretado o personagem.

5- John Haymes Newton (1988) – O primeiro ator a interpretar o herói em seu período mais jovem. Protagonizou a série Superboy, no final dos anos 90, mas por problemas nos bastidores, interpretou o personagem apenas na primeira temporada, dando lugar ao ator Gerard Christopher.

6- Gerard Christopher (1989) – Substituiu John Newton e deu continuidade à série Superboy na década de 90, fechando um total de quatro temporadas até 1992. Quase chegou a interpretar o homem de aço novamente nas telas, inclusive sendo aprovado no teste. Mas após a produção ter descoberto que Gerard já havia participado de uma outra série do homem de aço, foi imediatamente demitido e substituído por Dean Cain.

7- Dean Cain (1993) – Outro ator que também ficou bastante marcado por interpretar Superman nas telas, Dean protagonizou a sérieLois e Clark, as novas aventuras do Superman, entre os anos de 1993 a 1997. A série na verdade relatava a história do Superman por uma perspectiva mais voltada para a vida de Clark Kent e Lois, inclusive relação amorosa, casamento, mas logicamente sem deixar de lado a figura do herói. A série foi exibida também na TV aberta e obteve bastante repercussão em seu período de exibição.

8- Tom Welling (2001) – Protagonizou a série Smallville, cujo enredo conta a história do homem de aço em seu período adolescente quando ainda morava na pequena cidade de SmallVille (Pequenópolis, na tradução de dublagem) com os pais. A série durou 10 anos e também obteve grande sucesso, sendo também exibida na TV aberta.

9- Brandon Routh (2006) - Infelizmente um ator que ficaria marcado negativamente por ter feito o personagem. Routh interpretou o homem de aço no longa-metragem Superman – O retorno, em 2006. O filme tenta criar uma narrativa continuada da história do filme Superman II, em 1983. Infelizmente o filme teve pouquíssima aceitação de público e baixa bilheteria nos cinemas, de forma que Routh ficou no ostracismo da interpretação por um considerável período de tempo.

10- Tyler Hoechlin (2015) – Representante dessa nova geração de atores, interpretou o homem de aço dentro da série Supergirl. Mesmo tendo aparecido em apenas dois episódios, foi alvo de excelente crítica, inclusive sendo comparado a Henry Cavill.


11- Henry Cavill (2013) – Tal como foi o grande e saudoso Christopher Reeve, Cavill vem fazendo história na pele do personagem kryptoniano. Estourou em sua estreia no cinema quando protagonizou O homem de aço, em 2013, sendo inclusive uma das maiores bilheterias do período. Cavill atualmente com 33 anos, é o atual superman dos cinemas e pela crítica um dos mais elogiados a vestir o manto do homem de aço.

Bem pessoal, não há como negar que Superman é um personagem de extrema grandeza e que povoa o imaginário de pessoas de todas as idades. Seja através de quadrinhos, filmes ou séries, a popularidade do homem de aço a cada dia vem provando que a sua vitalidade e longevidade são consequência direta da força motriz de seus fãs em todo mundo. Então para o nosso herói octogenário, tudo o que podemos desejar é: “Vida longa!”.

Grande abraço, pessoal e até uma próxima!