Justin Klaus
Justin Klaus › DC , Quadrinhos

on sábado, 3 de fevereiro de 2018

O Aumento dos Preços do HQs, como devemos lidar com isso?






                Bem Nerds vamos falar de algo que nos assusta, o preço dos HQs, desde o começo do ano temos visto o aumento dos preços dos HQs, por quê? Vamos tentar responder está pergunta...
                A Panini aumentou os preços em mais de 45% do valor, os leitores reagiram com um boicote que obrigou a Panini a se manifestar:



            Prezados colecionadores,
Seguindo uma nova estratégia global de precificação do Grupo Panini, a Panini Brasil fez um realinhamento nos preços de seus produtos a partir de 01/01/2018, e entende que deve esclarecer aos colecionadores e clientes as razões que a levaram a tomar tal decisão.
Grupo Panini – com filiais em toda a Europa, Estados Unidos, México, Chile e Brasil -, tem como objetivo principal oferecer produtos de alta qualidade editorial e gráfica aos seus colecionadores e clientes.
Panini trabalha com grandes licenças e produtores de conteúdo editorial, em sua quase totalidade, cobertas por direitos de propriedade internacional que sofrem com o impacto não só da concorrência, mas também da flutuação do mercado cambial. Esses contratos preveem lançamentos da mais alta qualidade editorial e gráfica e em linha com os mesmos títulos publicados em outros países.
Tivemos durante os últimos anos a preocupação de manter inalterado, ou com pequena variação, os preços de capa de nossos produtos sem redução da qualidade editorial a gráfica. Essa situação tornou-se insustentável em vista da desvalorização cambial e dos aumentos das matérias-primas utilizadas na produção das publicações que são cotadas em moeda internacional.
Apesar do realinhamento de preços que tivemos que fazer para manter e, em muitas oportunidades, melhorar a qualidade editorial e gráfica de nossos produtos, os preços praticados pela Panini no Brasil são inferiores aos outros mercados internacionais.
Assim, todas as licenças publicadas pela Panini no Brasil  tiveram o preço de capa reajustado com base nos acabamentos, estrutura de página, inflação, aumento de valores de commodities e ajuste de tiragem.
Esperamos a compreensão de nossos colecionadores e clientes,
Panini Brasil.


                Vamos falar de valores: Se o seu HQs sai a 10 reais pelo menos 50% vai para o distribuídos, 08% vai para os direitos, com os 48% a editora tem de pagar a impressão, toda logística e os funcionários, é complicado publicar qualquer coisa no Brasil, falo como autor que publicou como autor independente, o preço do papel é absurdamente caro, quanto mais mandamos imprimir menor é o preço, aí o HQs sai beleza, porém a editora não receberá na hora, em cerca de 90 dias, pensem comigo, precisamos de um tradutor, revisor, isso gera custos, fora os impostos brasileiros que são enormes, ainda temos o valor de estoque que precisa de um lugar para alugar, sim eu entendo que nós leitores também vivemos na recessão, mas pense bem, temos as mídias piratas de HQs, isso faz com que alguns leitores não comprem. É aí? Como manter o preço frente a isso...
                Se o leitor realmente quer ler precisa entender que uma editora praticamente troca dinheiro, pois se você comprou um HQ, na verdade você está investindo no segundo, a Panini não é burra, ela sabe que o mercado está em crise, ela sabe que a Turma da Monica e bem mais barato, mas será que o leitor sabe que a Turma da Monica vende muito mais no Brasil que um Batman? Com isso o preço cai? Será que o leitor percebe a qualidade gráfica? Não estou dizendo que a Turma da Monica é de baixa qualidade, mas observe que não é um Cavaleiro das Trevas.
                Sabemos que os preços da Panini é salgado, mas será que os leitores vão parar de comprar? O boicote né uma ação extrema, pois o HQ não vai parar de ser publicado, vou colocá-los em outra revista, talvez com um aumento do preço...
                Nós leitores somos apaixonados por HQ sendo assim, ficamos indignados pelos valores, o que devemos fazer é ver o que nos cabe, seja esperto e pense no que você deseja ter, se não comprarmos o HQ pode abaixar o preço ou ser cancelado.
                Ou seja, infelizmente o preço é resultado de tudo que expliquei, espero que você possa ver os por quê por trás dos preços...