Alan Max

on quarta-feira, 27 de junho de 2018

CAPITÃO TSUBASA E COPA DO MUNDO: MERA COINCIDÊNCIA?

 

Olá, amigos do mundo Nerd, beleza? Olhe eu aqui “travez”, invadindo seu espaço para em mais uma oportunidade trazer um pouco de entretenimento, desta vez fazendo uma mistureba de anime, futebol e lógico, copa do mundo. Já sabem de quem eu estou falando? Huuuuuummmm! Tempo para os amigos Nerds!  10, 9, 8, 7, 6, 5... rsrsrsrsrsrsrsrsr.

Brincadeira, pessoal. Como sempre, eu, como péssimo piadista que sou, não ia perder a oportunidade de começar zoando um pouquinho o plantão, afinal de contas, de chatos, já bastam os nossos problemas.

Mas, sem mais delongas, é claro que esse momento de copa do mundo não poderia ser mais oportuno para falar de Oliver Tsubasa, Benji e sua trupe, não acham? Pois é, pensem comigo, aniversário da Imigração japonesa, copa do mundo, futebol, e lógico, cultura dos japas, afinal é para isso que estamos aqui...
Então, quem é da turma de seguidores da extinta Rede Manchete com certeza vai lembrar que o anime Super campeões passou na emissora no final da década de 90, aproveitando a onda de sucesso dos já consagrados Cavaleiros do ZodíacoYu Yu Hakusho,Shurato, e outros, dentro do mesmo segmento.

Mas para aqueles que de repente não conhecem a história, o anime teve origem em um mangá desenvolvido no início dos anos 80 pelo ilustrador Yoichi Takahashi. O título original era Kyaputen Tsubasa, mas foi adaptado para o inglês com o nome de Captain Tsubasa, sendo exportado no final da década, inclusive sendo bem recebida entre alguns países da Europa, América do Sul e até mesmo Oriente Médio. Veio para o Brasil nos anos 90 com o nome de Super Campeões e em Portugal, inicialmente intitulado de Capitão Falcão.

Conta a história do Jovem Tsubasa Ozora (no Brasil, Oliver Tsubasa), um garoto de 11 anos com grande talento nas pernas, e que seria descoberto por um técnico brasileiro famoso, disposto a treiná-lo para a copa do mundo.

Na verdade, uma curiosidade pouco divulgada é o fato de que o anime foi desenvolvido com a intenção não apenas de promover o esporte em si, mas de incentivar também a seleção japonesa que, na verdade nunca teve grande expressividade no futebol, mas principalmente não vinha animando sua torcida nos últimos anos, inclusive em campeonatos mundiais. A série obteve um impacto relevante na audiência da emissora brasileira (embora nem tanto quanto os animes de luta e aventura, citados acima), principalmente pelos efeitos dinâmicos, corridas em campo que pareciam subidas e descidas infinitas, entre outros.

Além do protagonista Oliver, a série também dava destaque a Benji, o goleiro que não desgrudava de seu uniforme vermelho, tinha uma personalidade bastante forte, por vezes “marrenta”, mas depois se tornou grande nome daquele time e depois amigo de Oliver. Outros personagens secundários também aparecem, como por exemplo, Carlos (no original, Tarou Misaki) e Hyuuga (chamado de Toho, na primeira versão, e depois Huega, na versão to Road 2002), mas o foco em Oliver e Benji é tão forte que, para se ter uma ideia, o nome dos dois em sequência é justamente o título na segunda fase da série em sua versão lusitana.


Bem, possíveis teorias de conspiração à parte, algumas hipóteses descrevem que a série não serviu apenas para “animar” a torcida japonesa, mas dar uma levantada no moral também de sua seleção de futebol, ainda mais após terem conseguido a classificação para a copa dos Estados Unidos em 1994. Curiosidade ou não, uma das edições do mangá original narra uma história de final de campeonato mundial entre as seleções de Brasil e Japão.

Teorias, hipóteses (como queiram), a série lançou as fases seguintes da série entre os anos de 1997 e 1998 (ano da Copa na França) e uma terceira, To road, em 2002 (ano da Copa no Japão e na Coreia). Uma outra teoria também levantada na época fazia menção à aposta pelo sucesso do anime como um trunfo para tentar mudar a realidade de dificuldade financeira da emissora. Infelizmente a segunda fase da série foi exibida somente após a falência da Rede Manchete, já sob nova direção, com o atual nome Rede TV.

Para os grandes fãs da série, talvez aproveitando o atual clima futebolístico no ar, recentemente no mês de abril foi lançado um remake de super campeões, disponível para o canal a cabo Cartoon Network, considerando um espaço  de mais de uma década sem nenhuma exibição nova relacionada a Oliver e seus amigos, pelo menos no Brasil. 

Com ou sem trocadilhos, a torcida agradece ...


Gostaria de finalizar destacando que, como na grande maioria das adaptações, os episódios em anime possuem muita divergência da série em mangá, seja por conta do tamanho das histórias e a necessidade de compactação, adaptação de público, etc. Isso infelizmente causa um pouco de estranheza para os fãs que conhecem em mangá e depois resolvem conferir o anime, e exatamente por conta dessas diferenças, não daria pra discutir estes detalhes neste curto espaço de texto. A ideia principal aqui foi relembrar esse clássico da TV (principalmente quando nossa opção na época se resumia a apenas 4 ou 5 canais  principais, rsrsrsrsrsrsr), e logicamente, aproveitando a excelente deixa de uma coincidência em que fomos presenteados no mesmo ano com o aniversário da Imigração Japonesa e a Copa do Mundo.


Um grande abraço a todos, nos vemos em breve, trazendo mais curiosidades da galerinha de olho puxado. Fuuuiiiiii!!!!!!

2 comentários

Alan Max
AUTHOR
27 de junho de 2018 às 07:05 Reply Delete Delete

Não tem como ler o post e não lembrar da vinheta "Super Campeões!" Show de bola!

avatar