Alan Max

on quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

JIRAYA, O INCRÍVEL NINJA


          Saudações, comunidade Nerd! Tudo beleza? Estivemos afastados por conta das festas de fim de ano, mas agora voltando com força total, trazendo sempre o melhor do mundo tokusatusu para vocês!

          Hoje falando de um cara que quebrou paradigmas dentro do segmento, graças ao conceito totalmente diferente do que até então vinha sendo apresentado: Jiraya, o incrível ninja (esse era o título da série traduzida para o português). Foi exibida no Japão entre os anos de 1988 e 1989 e veio para o Brasil logo em seguida, porém consolidando seu sucesso no início da década de 90, claro, pegando carona no sucesso de Jaspion, seu antecessor. Mas é importante destacar que Jiraya trouxe algo totalmente novo para as séries tokusatsus: Pela primeira vez surgiria um personagem Metal Hero que não possuía super poderes e se valeria apenas das técnicas milenares dos ninjas, adquirido e aprimorado com seus antepassados. Vamos a algumas curiosidades:


     1- O título original da série em japonês era Sekai Ninja Sen Jiraiya (Guerra mundial dos Ninjas, Jiraiya), foi mais uma aposta da empresa TOEI company, a mesma de Jaspion e da maioria dos que os sucederam. Foi trazido ao Brasil pela antiga Top Tape e conta a história de Torrah (em japonês, Tôha) um menino que fora adotado quando criança pela família de Tetsuzan Yamashi, um sábio senhor, viúvo, descendente de uma família tradicional japonesa, precursor na arte ninja dos Togakure. Curiosamente, apesar de se tratar de uma série de ficção, essa arte ninja realmente existe.

     2- A série totalizou 50 capítulos exibidos de 1989 até o final de 1990, início de 1991 na antiga, saudosa e majestosa TV Manchete (um minuto de silêncio em respeito à TV manchete, por favor!). Torrah, junto com seus irmãos mais novos, Manabu e Kei, recebe as instruções de seu pai no aprimoramento da arte ninja. A partir de então, logo no primeiro capítulo já são revelados a existência do vilão Dokusai e sua gangue, e junto com eles surgiriam os ninjas da organização Império dos Ninjas, cujo objetivo principal seria se apoderar de Paco, a cápsula do tempo, uma poderosa arma com poderes sobrenaturais, vinda de outro planeta, cujo paradeiro se encontrava registrado numa inscrição de pedra partida ao meio, cuja metade foi confiada a família de Tetsuzan, de geração em geração.  É No primeiro capítulo também que Torrah recebe a armadura, a espada olímpica e por ordem do pai passa a usar o nome de Jiraya.

     3- Ao desenrolar de cada capítulo novas descobertas vão sendo feitas: A origem verdadeira de descendência alienígena de Torrah, a ligação que possui com a energia da espada olímpica, a origem e os planos dos vilões do Império dos Ninjas. A verdadeira origem de Paco e quais os efeitos para aquele que viesse a possuí-la.

     4- O ator que fez o papel de Tetsuzan Yamashi, pai de Torrah, além de médico e coreógrafo, é um ninja de verdade. Foi sucessor das tradições mantidas por Toshitsugu Takamatsu, o último ninja autêntico.

     5- O nome original em japonês da espada que Jiraya usa na série é Jiko-shinkuken, que traduzido significa Espada de vácuo luminoso magnético (só os Japas mesmo para pensarem num nome desses... rsrsrsrsrsr). O nome “espada olímpica” foi ideia brasileira e possui duas hipóteses controversas quanto à origem: A primeira diz que a referência se deu pelo nome internacional definido pela TOEI para a série: “Olympic ninja”; a segunda é o fato do surgimento da série ter coincidido com as olimpíadas de Seul, na Coréia, em 1988.

     6- O nome dado para o herói no Japão, traduzido é Jiraiya , (com “i” e “y” juntos) mas por uma questão de adequação ao vocabulário brasileiro, tiraram o “i”, ficando apenas Jiraya, como ficou conhecido aqui.

     7- O ator que deu vida ao personagem principal da série, Takumi tsutsui,  trabalha até hoje como ator e também faz dublagens de filmes no Japão, seu país de origem. Tsutsui já veio várias vezes ao Brasil, a última em 2014, quando foi entrevistado por Danilo Gentili no programa The noite, no SBT. Sempre em suas entrevistas faz questão de declarar seu carinho pelo país, onde numa delas revelou possuir parentes em solo brasileiro e que, segundo ele, também foram responsáveis pelo estreitamento nas relações Jiraya / Japão /Brasil.

          Espero que tenham gostado de mais esse capítulo de mundo tokusatsu. Breve com mais informações e curiosidades vindas da Terra do sol nascente. Até mais! Sayonara!

2 comentários

Alan Max
AUTHOR
25 de janeiro de 2018 às 13:26 Reply Delete Delete

Obrigado! Breve mais curiosidades tokusatsus para os japamaníacos como nós! Kkkkkkk

avatar