Justin Klaus

on sexta-feira, 16 de março de 2018

Lara Croft – Tomb Raider Parte 01





            Com o lançamento do Tomb Raider – Origem, nós resolvemos falar não só sobre o filme, mas sobre os games e a história também, sendo assim eu orgulhosamente apresento meu primeiro amor dos Games.

Biografia Clássica

 (Sim sou apaixonado pela Angelina como Lara, me processem...)

Lara Croft, filha de Lord Henshingly Croft, nasceu na Inglaterra do dia 14 fevereiro 1968. Ela foi criada para ser um aristocrata desde seu nascimento, e vivia em luxo distante do mundo lá fora. A partir dos 3 anos, Lara começou a sua aprendizagem com um professor particular. Lara estudou na escola Wimbledon para meninas de até 11 anos de idade.
Aos 16 anos seus pais decidiram que ela deveria ampliar sua formação estudando em Gordonstoun, uma das escolas mais importantes da Grã-Bretanha. Um dia Lara se deparou com uma cópia da National Geographic sobre a mesa do salão. A capa apresentava um nome familiar – Professor Werner Von Croy. Um arqueólogo respeitado, Von Croy outrora lecionou na escola de Lara para alunos e pais.
A experiência teve um profundo efeito sobre Lara, provocando um desejo de viajar para locais remotos em busca de aventura. De alguma modo Von Croy tinha se tornado uma figura inspiradora para Lara. Lendo mais, ela soube que Von Croy estava se preparando para um passeio arqueológico em toda a Ásia, culminando em um novo potencial de descoberta a ser feita no Camboja. Sem poder deixar esta oportunidade, Lara estourou o quarto, colocou o artigo na frente de seus pais e sem hesitação exigiu que acompanhasse Von Croy em sua expedição.
Lord Croft não poderia discordar que a viagem poderia ser educativa. Como Lara defendeu sua causa, caminhou até a mesa e escreveu uma carta para Von Croy. Ele se apresentou como uma figura influente da sociedade e ofereceu ajuda financeira em troca de colocar sua filha na expedição. Von Croy em resposta assegurou á Henshingly Croft que os territórios eram amigáveis e que tinha ampla experiência para cuidar de Lara e seu bem-estar.
A companhia de Lara como assistente seria bem-vinda, assim como um cheque muito generoso. Ele relembrou de Lara em sua palestra – suas incessantes perguntas deixaram uma impressão para ele. E assim afirmou a todos que Lara acompanharia Von Croy em sua expedição.
Após frequentar uma escola suíça até os 21 anos de idade, o casamento de Lara parecia assegurado, até que um dia, no caminho para casa após suas férias de esqui, seu avião fretado caiu no coração das montanhas do Himalaia. Lara provavelmente deveria ter morrido ali, assim como a maioria das pessoas, mas em vez disso, ela aprendeu a depender de seu juízo para permanecer viva em condições hostis de um mundo longe de sua infância protegida.
Duas semanas mais tarde, quando ela entrou na aldeia de Tokakeriby suas experiências tiveram um profundo efeito sobre ela e o processo transformou-se tão bem. Sua odisseia no Himalaia foi tanto milagrosa e esclarecedora, que ela não só sobreviveu, como ganhou uma perspectiva sobre si mesma e do mundo que fez o seu passado parecer superficial e ingênuo. Fora da escuridão de seu calvário, viu o seu futuro refletido em uma luz diferente.
Ela sentiu profundamente que havia mais para ela nesta vida do que sua toda a sua existência mimada, que se tornara seu hábito de entorpecimento. Ela percebeu estava verdadeiramente viva quando estava viajando sozinha. Durante os oito anos seguintes, ela adquiriu um profundo conhecimento das civilizações antigas em todo o globo. Sua família logo renegou sua filha pródiga, esperando que ela se casasse com o Conde de Farrington. Ela teve que voltar a escrever para financiar suas viagens.
Famosa por descobrir vários locais antigos de profundo interesse arqueológico e ganhando alguma notoriedade por ter matado um “pé grande” real na América do Norte, fez um nome para si mesma através da publicação de livros de viagens e diários detalhados de suas façanhas.
Lara Croft se tornou uma investigadora de grandes e pequenos mistérios, e sua busca continua até hoje.


Tomb Raider: 4 fatos surpreendentes sobre história de Lara Croft

1. Lara Croft era para ser um personagem masculino
Houve uma longa caminhada para que Lara Croft chegasse à forma como a conhecemos hoje. Projetada e criada pelo designer de games Toby Gard em meados de 1993, ainda nos primeiros rascunhos a ideia principal era que Lara fosse um personagem masculino.
Porém, pelo foco da franquia não se tratar de apenas mais um personagem de ação cujo objetivo é atirar em tudo que se move do início ao fim do game, mas sim usar a inteligência para resolver puzzles e mistérios dentro de um ambiente aventureiro, a produtora Core Design percebeu que um personagem feminino seria ideal.

2. Lara Croft deveria ser latina e se chamar Laura Cruz
Entre as inúmeras ideias descartadas no processo de criação, uma das primeiras era que a personagem se chamaria Laura Cruz e sua origem seria da América do Sul. Ela também teria uma personalidade bem diferente da que conhecemos, sendo ainda mais fria e durona.
Entretanto, a equipe de desenvolvimento decidiu tornar a ideia mais "comercial" adaptando-a aos moldes norte-americanos e deixando a personagem parecida com o Indiana Jones.
Após mais ideias descartadas, decidiram que ela seria inglesa e seu sobrenome seria Croft, retirando a ideia de uma simples lista telefônica de contatos britânica.

3. A evolução da valorização do corpo à personalidade
Por se tratar de uma personagem feminina inserida em uma indústria, até então, predominantemente machista, o corpo de Lara Croft parecia importar mais do que qualquer outro aspecto.
Com uma cintura muito mais fina do que as pernas, seios desproporcionais, lábios e olhos enormes, a sensualidade da personagem era evidentemente mais valorizada do que qualquer outro traço da história da Lara Croft.
Mas quando a produtora Crystal Dinamics assumiu a autoria da franquia em 2006, grandes mudanças foram realizadas em relação aos jogos anteriores: o corpo da personagem passou a assumir características mais naturais, e o grande foco no jogo "Tomb Raider: Legend" é a personalidade aventureira de Lara Croft.
Semana que vem aguarde a parte 02 da matéria, falaremos sobre os jogos e os filmes...